Riscos do Estresse para a saúde do Homem

O estresse é uma doença que afeta à saúde física e psíquica. Ele pode surgir como consequência de vários fatores.

Segundo pesquisas o estresse atinge cerca de 90% da população mundial, no Brasil a doença pode cresce principalmente em homens em média idade.

Esse número cresce devido o estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios.

O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse.

Mas entenda que o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Mas o problema é lidar com ele não permitindo que ele traga consequências danosas a vossa saúde.

Abaixo selecionamos 3 graves problemas que podem lhe atingir caso você não consiga controlar o estresse de maneira correta.

1- Obesidade

Homem obesoVárias pesquisas já comprovaram que o estresse provoca o ganho de peso e consequentemente a obesidade.

Isso acontece porquê quando estressado o corpo da pessoa libera um hormônio chamado cortisol. E ao ser liberado, o cortisol faz com que o corpo libere adrenalina e insulina.

A adrenalina libera açúcar na corrente sanguínea rapidamente porque o corpo precisa de energia para contrair músculos. A insulina faz que a glicose entre mais rápido na célula para termos mais energia, otimizando o trabalho da adrenalina.

E quando isso acontece várias vezes ao dia, a pessoa começa a sentir mais vontade de comer doces e carboidratos simples, porque a insulina está circulando no sangue e o sistema nervoso central entende que o corpo precisa de mais energia atuando em áreas da fome no cérebro.

Por isso que muitas pessoas quando estressadas tendem a comer mais e compulsivamente alimentos pouco nutritivos como doces, chocolates, etc.

E com esse tipo de alimentação ao passar do tempo pode facilitar o ganho de peso e consequentemente a obesidade. Afinal, uma alimentação rica em carboidratos simples é nociva ao corpo.

Se estressou? Então evite comer doces quando estiver estressado!

2- Impotência sexual

O estresse causa impotência sexualA impotência sexual é um problema sexual que atinge boa parte dos homens nos tempos atuais. E essa crescente vem justamente devido o estresse.

E a impotência sexual causa constrangimento para os homens e prejudica a intimidade do casal. Ela se caracteriza pela incapacidade de obter e também de manter uma ereção que seja suficiente para que possa haver a penetração e o ato sexual se concretize.

O fato é que o estresse diminui substâncias químicas que agem positivamente no organismo, como hormônios, neurotransmissores e sais minerais, o que acaba gerando problemas de saúde desde dores de cabeça até o cansaço físico e sexual.

Para aqueles que desejam saber uma maneira de como aumentar o tamanho do pênis, o estresse pode sim reduzir o tamanho e a rigidez do pênis. Afinal, o estresse em excesso e constante causa o desequilíbrio dos hormônios como o caso da testosterona que é o principal hormônio do corpo masculino e responsável por aumentar a libido e melhorar o desempenho sexual masculino.

Por isso, a dica que fica é relaxe sempre que puder, tenha uma boa noite de sono e sempre busque uma alimentação equilibrada e sempre mantenha o corpo hidratado com água. Atitudes assim podem “blindar” o corpo dos riscos do estresse.

3- Insônia

O estresse causa insôniaO estresse é uma das principais causas de alteração do padrão do sono levando tanto à insônia aguda como a crônica. Isso porquê o estresse cria incoerência entre os ritmos do coração e, quando nosso coração fica fora de sincronia, os padrões normais de sono podem ser alterados.

Devido a liberação em excesso do hormônio cortisol, mina o sistema imunológico, piora a sua memória, facilita o ganho de peso e dificulta o sono.

Quando estamos estressados, nossa mente fica cheia de pensamentos em vez de desligar à noite, inibindo funções importantes envolvidas na memória, reparação muscular e humor.

Além de não deixar você dormir, o estresse atrapalha a qualidade do seu sono o que é péssimo para a saúde. Pois a falta de sono pode fazer com que aumentem os níveis de hormônios que regulam o apetite e com que seja mais difícil obter uma sensação de saciedade, o que pode causar o ganho de peso.

Além disso, a falta de sono causa irritabilidade, problemas cognitivos, perda de memória, dores de cabeça, dor muscular, reduz sua imunidade e facilita que seu corpo tenha diabetes tipo II.

Mas como controlar o estresse?

Abaixo, selecionamos 2 ótimos vídeos que te ensinam como controlar o estresse de maneira rápida e totalmente eficaz.

1- Controlando a ansiedade e o estresse com Juliano Pimentel:

2- Três rotinas para reduzir o estresse: